quinta-feira, outubro 12

SALGALHADA vs. SALGANHADA

Isto é uma grande salgalhada, uma confusão, ninguém se entende. O governo reforma, não reforma, se calhar ainda é reformado daqui a uns minutos, Portugal perde com a Polónia, que havia perdido com a Finlândia. Tudo às avessas. Um familiar diz-me que o convidaram para a Irlanda, 10 mil por mês, abri os olhos de espanto: hem? quanto? Me aguarrrrde que também vou… Isto por aqui é uma tristeza, não se ganha nem para tremoços. Impostos daqui, impostos dacoli, taxas moderadoras daqui, mais anos de trabalho dacolá. Não há pachorra para isto…
Ah… o meu amigo Avelino não gosta de salgalhadas, prefere salganhadas. Aqui o corrector ortográfico considera errada a forma salganhada. Eu também a consideraria, porque nunca a ouvi ou li. Consulto vários dicionários e nicles. Mas, voilà, há um actualizado.E qual é, qual é? Só podia ser o da Academia. Tem lá: salganhada, o mesmo que salgalhada. Pequena corruptela. Estás salvo, Avelino!

1 comentário:

JOSÉ SILVA disse...

Penso que sim, amigo Esteves, lembro-me bem das misturas lá de minha casa: muito sal grosso e tudo a monte. Eram os "frigoríficos" daquele tempo. E que bem sabiam umas sardinhitas daquelas salgadas... Mas, quem se lembra disso, hem? Só os velhotes.