segunda-feira, outubro 16

CHI-CORAÇÃO OU XI-CORAÇÃO?

Em obras recentes, o neurobiólogo português António Damásio, expondo resultados da sua investigação na Universidade de Iowa, Estados Unidos, questiona a tese cartesiana do cogito ergo suum, a qual fundamenta a afirmação universal de que o ser humano é um ser racional. Com Damásio, a razão abre as suas portas à emoção de tal forma que, de repente, o paradigma civilizacional parece inverter-se: a emoção está na moda, a razão já foi.
Há dias, procurava eu nos dicionários a palavra xi-coração, usada em todos os cantos pelos falantes do português. Procurei-a, mas não a encontrei. Encontrei a forma chi-coração que, assumindo-se a função normalizadora dos dicionários, será a forma correcta. Das duas formas, prefiro a que leva um X. Já repararam que o X contém a sugestão do abraço apertado que, afinal, a palavra significa? Em CHI não sinto isso, parece-me uma forma insípida de representar a profundidade da emoção.
Num fórum em que participo, esclarecemos este aspecto. Racionalmente, deveremos escrever CHI-CORAÇÃO, pois assim o diz o dicionário. Mas qual quê? A emoção prevalece, e todos continuam a escrever XI-CORAÇÃO. Perante isto, que fará o dicionarista? Cada vez me inclino mais para as teses de Damásio.

Sem comentários: