segunda-feira, outubro 9

A numária de D. Pedro I


Este rei Dom Pedro nom mudou moeda por cobiça de temperal gaanho, mas lavrousse em esse tempo mui nobre moeda de ouro e prata sem outra mestura, a saber, dobras de boom ouro fino (…). A outra moeda meuda eram dinheiros alfonsiis, da liga e valor que fezera elRei Dom Affonso seu padre…

Fernão Lopes, Crónica de D.Pedro.


Lemos Fernão Lopes e ficamos um pouco admirados. Por onde andam estas moedas de ouro atribuídas a D. Pedro? Pelos vistos, o cronista enganou-se, e foi mesmo D. Dinis quem primeiramente as lavrou. De resto, D. Pedro deve ter cunhado muito pouca moeda, porque até os pequeninos dinheiros são raríssimos (embora haja alguma confusão com dinheiros similares de D. Dinis, tudo por causa de um P e de um D).
A propósito deste P e deste D, tenho andado a estudar, muito calmamente, os dinheiros dos dois monarcas. E lhes garanto que diferença certa, certa, é mesmo a que existe entre estas duas letras. O problema é que, na maior parte dos casos, elas são tão parecidas que não é possível distinguí-las.
Relativamente aos dinheiros de D. Pedro, por tudo o que analisei até este momento, concluo que:
A) Todas as legendas do anverso se situam entre dois círculos granulados.
B) Todas as legendas do reverso são cortadas pelos escudetes, estruturados em cruz, e inscrevem-se entre dois círculos granulados.
C) No que respeita ao tipo do anverso, há uma cruz equilateral no centro, cantonada por dois crescentes e duas estrelas, embora haja uma ou outra excepção de quatro estrelas, ou de uma estrela e três crescentes.
D) Os escudetes do anverso são postos em cruz, com cinco besantes em forma de aspa (><).
E) As legendas que ladeiam os escudestes são diversas, e obedecem à seguinte ordem:
AL GA RB II
GA RB II AL
Excepcionalmente, é possível outra ordem.
F – As legendas do anverso são variadas:
1. P. REX PORTVGL
2. P: REX P.ORTGL
3. P. REX PORTVGL.
4. Outras possibilidades.

O módulo varia entre 18,5mm – 15,5mm
O peso varia entre 0,69g – 0,37g

Gostava de aprofundar este tema e de registar as participações aqui no metakrítico.


Sem comentários: