sexta-feira, setembro 12

A VIDA E A MORTE

A propósito do poder, dizia Kundera que a luta da memória contra o esquecimento é fulcral na vivência humana. A memória, essa coisa relativa ao passado, porque a memória do futuro é impossível. Há pouco, o meu mais velho, filósofo em plena floração, reforçava: “Com a ciência actual, as pessoas podem viver quase eternamente. Podem substituir peças, podem pôr um coração mecânico, um braço articulado, um chip de memória nas memórias idas.”. Fiquei a pensar… A busca do elixir da juventude ultrapassou a ideia e concretiza-se em factos: o homem, hoje, pode efectivamente viver mais. Mas, para quê? Para viver ou para sofrer? E cogito: Tenho a sensação de que à busca da vida eterna se sucederá o desejo obsessivo da morte. Um dia destes, não vamos querer viver, mas desejar inelutavelmente morrer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vida..Morte..

O que serao entao estes dois conceitos?

Diz-se por ai, o comum mortal portanto, que sao o contrario uma da outra, uma especie cao e gato..que andam efusivamente atras um do outro..numa busca desenfreada de vitoria, metaforicamente falando.

entao e frequente colocarmo-nos a nos mesmos a seguinte questao: se existe e vida e o seu sentido/ nexo e a existencia e a procriaçao, num sentido mais amplo da palavra, para que existir o fim, o termino?

nao faz sentido!! e absurdo! muito dificil de explicar a quem passa por ela!

entao o que pode e deve, efectivamente e para seu bem, fazer o ser humano?
simples resposta..nunca mas meesmo nunca viver com o medo do fim ou da perda- nao se chama viver isso- mas aproveitar bem e a cada segundo do dia o que a vida tem para nos dar!

Parece facil nao e?
Nao! nao o e de todo!
porem a vida ensinar-nos-a que com alguma dificuldade, por vezes imensa, ultrapassaremos todos os nossos obstaculos e os "calcanhares de Aquiles" desapareceerao.

Muitas perdas ja tive
Muitas perdas tive eu
todas elas dificilimas de superar
mas que grande desgosto o meu..

Medo, raiva,dor, nervos...
foi tudo o que tive no momento
contive-me e cresci
com a sua imagem sempre no pensamento!

Caros amigos e caro Professor..a vida e injusta e da-nos muitas coisas mas...contudo..e aqui que mostramos toda a nossa fprça, toda a nossa fibra e auquilo de que realmente somos feitos.

como combater e lutar contra um fenomeno da vida??

abraço.