domingo, setembro 7


PURA MAGIA
As línguas possuem no seu corpo expressões que, nas diversas sincronias, se foram fixando, constituindo um belo acervo cultural. Quem não resolve um problema enquanto o diabo esfrega um olho, ou quem não vai, por vezes e a pé, ao longínquo cu de judas? Estudar a origem destas expressões é da competência da lexicologia, disciplina sem dúvida relevante dos estudos linguísticos.
Ontem alguém me referia a expressão pura magia, também ela em fase de fixação na língua. De pura magia são as realizações de Houdini, os poemas de Pessoa, os livres secos e certeiros de Ronaldo. De pura magia são as ancas da Jennifer Lopez, os olhos rasgados da Zeta-Jones ou os lábios da Angelina Jolie. Mas a magia voga também nas flores, na giesta dos montes, na água límpida dos rios, no chilrear vibrante dos pássaros. Não admira, pois, que o povo cristalize a forma, a use espontaneamente, pretendendo com ela designar estados reais ou de alma muito particulares.
Do que ninguém duvida é da pura magia de um beijo apaixonado, de um olhar fixo e quase infinito, de um acto de amor profundo e verdadeiro. No amor, que é indefinível, tudo se transforma em puríssima e saborosa magia. Amemos, pois, magicamente!

Sem comentários: