segunda-feira, abril 4

A PRAXE

Olho para a esquerda. Encostada à parede fria, a E. dormita. Na carteira da frente, dois colegas bocejam, de olheiras espetadas e cara ligeiramente enlameada. À direita, três meninas alongam-se nas carteiras, cabeça entre as mãos e sibilos projetados na janela. Abano a cabeça, admiro os olhos e faço menção de acordar: que se passa? Nada, professor, é da praxe. Da praxe? Sim, professor, da praxe, sujaram-nos as caras com lama e não nos deixam dormir. Não dormimos há 36 horas. Como? Não dormem há 36 horas? E vocês aceitam esse jogo, não protestam, não se negam a essa violência? Abanam a cabeça. É a praxe, professor. Muito bem, digo eu. E encolho os ombros. Estamos em Abril e a praxe continua. Que viva e continue agora e para sempre. Amen.

3 comentários:

swing disse...

Pode, no entanto ser discutível. O assunto 'praxe' tem muito que se lhe diga.

Anónimo disse...

A praxe é demaix.... Aprende-xe mto. I fax-nox krexer. Eu foi mtu felix na praxe. A praxe é mxmu fixe

Acólito I disse...

Ouvido num ambiente empresarial em lisboa :

Engravatado numero 1: "Isto anda complicado, estamos a exigir muito e as pessoas vão começar a sair do grupo/emprego/departamento"

Engravatado numero 2: "Não, eu passei pelo mesmo quando comecei no grupo, isto é normal, entramos e aceitamos tudo até alcançarmos uma posição de chefia e poder exigir de chicote aos que vêm depois. É como a praxe, primeiro és praxado depois praxas."