quinta-feira, março 31

JASMIM

O jasmim é uma planta oleácea com flor do mesmo nome, de origem árabe e crivo do francês, flor de cinco pétalas de cores variegadas. Linda planta e linda flor. Gosto dela pela sua beleza e pela sonoridade da palavra, gosto das palavras que terminam em im, como jasmim e alecrim. Servem bem a poesia, o seu ritmo, a sua rima. Às vezes entretenho-me a ver designações e delicio-me com o resultado. Não sabia - mas fiquei a saber! - que há o jasmim-amarelo, o jasmim-azul, o jasmim-laranja, o jasmim-verde e o jasmim-vermelho, tudo nomes ditos aqui e ali por quem gosta de aromas doces. Também não conhecia a referência a lugares relacionados com a flor, de que são exemplo o jasmim-da-baía, o jasmim-da espanha, o jasmim-da-itália, o jasmim-de-veneza, o jasmim-do-paraguai e, pasme-se, até o jasmim-das arábias. Pelo meio, há um jasmim-pipoca ( tragável nas salas de cinema?) e um jasmim-porcelana. Mas o foco da atenção recai, sem dúvida, sobre o jasmim-dos-poetas. Imagino-me debruçado no jardim, começando em bem-me-quer e desfolhando as cinco pétalas. Contem-nas e concluam: ela bem-me-quer... Abençoado jasmim que nos dá uma alegria nas palavras, mesmo quando a vida, sem querermos, nos tropeça.

Sem comentários: