quinta-feira, fevereiro 22

DICIONÁRIO DE GENTÍLICOS E TOPÓNIMOS

O ILTEC, Instituto de Linguística Teórica e Computacional, tem disponível o MORDEBE (Base de Dados Morfológica do Português) e um DICIONÁRIO DE GENTÍLICOS E TOPÓNIMOS. Segundo o portal, "os habitantes de Portugal chamam-se portugueses, a música do Brasil é brasileira. Mas como designar os objectos e as pessoas de Macau, do Rio de Janeiro ou da Lituânia? Quando designamos o país, a região, a província, a localidade em que alguém nasceu ou de onde alguém ou alguma coisa procede estamos a utilizar um gentílico.

Existem várias formas possíveis para criar gentílicos, as mais comuns são as formadas por sufixos como -ês (em português), -ense (em macaense) e -ano (americano).

A formação dos gentílicos nem sempre consiste na junção de um prefixo à base do topónimo, este é um processo mais complexo, por exemplo, o gentílico de Castelo Branco é albicastrense e não *castelo-branquês, *castelo-branquense ou *castelo-brancano.

O Portal da Língua Portuguesa disponibiliza uma lista onde poderá consultar os diversos topónimos e respectivos gentílicos ordenados alfabeticamente, a pesquisa pode ser feita clicando:

na letra inicial do gentílico;
no nome do país;
no nome de distrito (para Portugal) e estado (para Brasil);
no nome do local (país, território)."
É um portal inovador, a ter nos favoritos.

Sem comentários: