quarta-feira, fevereiro 11

DESCULPA

Certo aforismo, não sei se português, diz que é nosso verdadeiro amigo quem nada nos desculpa, mas tudo nos perdoa. Nas minhas horas mais libertas, tenho pensado muito nisso. Creio que todos temos amigos, daqueles denominados do peito, que, de quando em vez, nos pedem desculpa. Eles sabem bem porquê, mas a verdade é que o pedido de desculpas vai-se repetindo, e repetindo, sem que a origem dela desmaie, ou definitivamente se apague. Quem pede sistematicamente desculpa deve ter a consciência permanentemente pesada. Imagino que deve sofrer. Por isso, porque somos verdadeiros amigos, nós não desculpamos. Que valor teria, em tal contexto, a nossa desculpa? É preferível o perdão. Torna-nos maiores.

Uma pergunta apenas: quem perdoa também sofre, ou o acto de perdoar apaga de forma inelutável todo o sofrimento?

5 comentários:

anónimo disse...

Senhor Professor só quem ama tem a humildade de pedir desculpa e de perdoar. Será que o Professor a tem??

Anónimo disse...

O Senhor precisa de sexo definitivamente!!!!

Anónimo disse...

Não estou de acordo. Se fosse verdade, quem não ama nunca poderia perdoar, o que é um absurdo. Quanto ao sexo, quem não precisa?

Anónimo disse...

Sexo à parte, a meu ver quem perdoa sofre quase tanto como quem pede perdão.
O que perdoa tambem desculpa, mas o que desculpa pode não perdoar. Tambem acho que perdoar nos torna maiores, mas perdoar não apaga o sofrimento.
Marina

Eu mesma... disse...

realmente é curioso observar o que as pessoas acham do acto do perdão... a meu ver perdoar não é libertar o outro da sua culpa mas é conseguirmos libertar em nós a raiva, mágoa ou qualquer outro sentimento corrosivo causado pelo erro (propositado ou nao e sendo erro ou não depende da perspectiva)dessa pessoa... mas atençao:nao é so quem ama que tem a capacidade de perdoar... ja me confrontei com situaçoes em que me vi injustiçada e afrontada por pessoas que nao amo... persegui ideias de vingança e reposiçao da verdade ate que compreendi que a unica pessoa a perder era eu... tempo, cabeça e sentimentos, ja que a raiva e o odio matam a alma... compreendi entao que perdoar essa pessoa nao era desculpa-la dos seus actos (duas palavras a meu ver distintas desculpar e perdoar) mas sim aprender a deixar esse assunto de parte ou let it go (como dizem os ingleses) ja que prender me à situaçao so iria consumir aquilo que tenho de bom... aprender a perdoar é dificil, principalmente a nós proprios mas efectivamente somos os unicos merecedores do nosso perdao....
Ana Silva.