quinta-feira, maio 10

ATITUDES

Anteontem fui a um banco depositar uns valores. Quando verifiquei a caderneta voilà um erro: menos 600 euros. Chamei a atenção do empregado que me pediu desculpa e acertou a coisa. Ontem fui ao mesmo banco depositar uns cheques. Quando verifiquei a caderneta, faltavam 1200 euros. Chamei a atenção do empregado ( não era o mesmo) que me pediu desculpa e acertou também a coisa. De manhã, em Guimarães, paguei um café com 5 euros. Recebi de troco 2,5 euros. Chamei a atenção do empregado que me pediu desculpa e acertou a coisa. Ontem à tardinha, na esplanada do Bom-Jesus, paguei dois cafés e umas águas com 20 euros. Recebi de troco 2,80 euros. Chamei a atenção do empregado que me pediu desculpa e acertou a coisa. Acreditem que não estou a inventar, é mesmo verdade! Das duas uma: ou esta gente é muito distraída, ou só sabe somar para baixo e tem de voltar à escola, ou os portugueses são visceralmente corruptos, e não há nada a fazer. Pela minha parte, prometo-me verificar todos os trocos, todos os pagamentos ao milímetro. Porque já sei: a mais nunca receberei um cêntimo; mas é provável que de cinco em cinco minutos me dêem a menos uma caterva deles. Enfim, quem me avisa, meu amigo é... E eu estou a avisar-me.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma atitude refere-se a uma predisposição mental ou constructo hipotético, não propriamente a algo que se faz - noto com toda a humildade,e a auto-repreender-me por tentar questionar os títulos escolhidos por um professor de linguística...O caso muda, claro, de figura caso esteja em causa a atitude que subjaz a esse comportamento de "somar para baixo" (somar para baixo não é subtrair?...)...

Anónimo disse...

Só mais uma nota:percebi claramente que queria dizer sublinhar,não riscar literalmente,de tal modo que só percebi a sua advertência depois de a ler três vezes...Considerou uma confusão que nem eu própria fiz...De qualquer modo,deixei-lhe uma divagação no post...

JOSÉ SILVA disse...

:) É isso, Margarida, "somar para baixo" é "subtrair". Mas às vezes nós queremos brincar com as palavras... E os títulos, esses malandrecos...
Gosto dos seus comentários, comente sempre!