terça-feira, novembro 7


SÓLIDO DE REQUIÁRIO?
Sabemos que, pelo século V, os suevos se fixaram, sob a batuta de Hermerico, na província da Gallaecia, hoje Galiza, e estabeleceram um reino independente cuja capital foi Bracara, hoje Braga. Em 438-455, Requiário comandava as hostes e cunhava moeda.
Leio no Diário do Minho de hoje que, na leiloeira inglesa Italo Vecchi, se encontra a moeda da imagem ( que fotografei do jornal citado), com cunho BR ( presumivelmente BRaga). Sande Lemos, arqueólogo da Universidade do Minho, propôs ao instituto Português do Museu e ao Museu D. Diogo de Sousa a sua aquisição, temendo que a moeda se perca em mãos estranhas.
Sande Lemos sugere que este sólido, que considera inédito ( no AG, realmente, não o vejo referido), pode ser relacionado com as 4 siliquas Iussu Rechiaris cunhadas por Requiário.
Gostaria que comentassem aqui este facto.

1 comentário:

José Borges disse...

O meu comentário é dado enquanto cidadão nacional mas principalmente um natural de Braga revoltado:

Braga é uma das cidades mais importantes de Portugal, por esta cidade passaram inúmeros povos, dos romanos aos celtas aos gallaicos, os árabes, enfim, uma pluridade de gentes que muito enriqueceram a nossa cidade! O que resta desta herança arquitectónica anterior à nacionalidade? Muito pouca coisa, nada, se tivermos em conta a sua riqueza histórica!
O meu ponto principal é o seguinte: não tenho a minima dúvida que sobre os prédio e o desarranjo urbanistico da actual Braga se escondem muitas riquezas e quem sabe moedas únicas como esta.

Mesquita Machado mais o empreiteiro Neves são os culpados principais! Não sei se estou certo ou não ou se o meu comentário faz sentido aqui, mas achei que devia dizer isto!