segunda-feira, março 2

EXPECTÁVEL

Escrevo nesta página expectar. Curioso, aparece-me sublinhado a vermelho. O verbo não existe? Existe, e significa estar ou permanecer em expectativa, ter esperança, esperar... O étimo é naturalmente latino e forma o adjectivo em -ável, como todos os verbos em –ar. Portanto: expectável.

Expectável é adjectivo da moda, e vai sendo escrito como sinónimo de provável, ou esperável, este caído em desuso não se sabe bem porquê. Mas soa bem, dá um ar da sua graça, empina o nariz de quem o pronuncia. Principalmente se for político. Ou guru das finanças, daqueles que ganham milhões e vêem as empresas em derrocada. É expectável que a bolsa recupere? Claro, se entretanto a coserem bem cosida. Porque com o buraco que tem não há pilim que lá se aguente.

1 comentário:

inacoroas disse...

Li há dias, em texto assinado por pessoa que na matéria parece ser idónea, a palavra "espectável". Senti algum desconforto, porque tempos antes, utilizei o "expectável" num contacto escrito. Fiquei de esclarecer as dúvidas por consulta ao dicionário, mas acabei por não o fazer. Fico agradado por saber que a razão mora em casa.