sexta-feira, julho 13

ESTE ZEQUINHA...

Gosto de trabalhar de noite. Como de costume, ontem ia lendo e escrevendo umas coisitas enquanto via o Chile-Portugal, em sub-20. Não esperava grande coisa da equipa portuguesa que, nos jogos anteriores, demonstrou demasiada fragilidade. Treinador de sofá como sou, lá me vou apercebendo de que estas equipas formadas e orientadas pelo José Couceiro não valem mesmo nada, não criam um lance em condições, andam à deriva. O que vi ontem, no entanto, ultrapassa a linha do minimamente admissível. Os jogadores do Chile corriam dez vezes mais do que os nossos, tacticamente deram-nos um bailinho de todo o tamanho. Não sei muito bem como são escolhidos estes jogadores “de selecção”, como pomposamente gostam de ser chamados. Tenho para mim, no entanto, que dar uns toques e fazer umas piruetas não tem nada a ver, um futebolista profissional que se preze tem de ter tudo no sítio, incluindo logicamente a inteligência e a emoção. Não é de agora que os jogadores portugueses mostram uma fragilidade emocional confrangedora, e algo vai mal no reino dos nossos futebóis. Então aquele final de jogo, com a agressão do Mano e com o Zequinha a tirar o cartão da mão do árbitro, foi de gritos. E não é que o Zequinha ainda se achava com razão? Viram como ele saiu do campo agarrado pelos colegas? Jogar na equipa de Portugal tem de ser outra coisa, muito diferente, a agressividade deve ser demonstrada no próprio jogo e sempre dentro das suas leis. Jogadores com esta instabilidade emocional não podem jogar na selecção portuguesa, tal como não podem comandá-la treinadores que perdem sempre por causa dos árbitros… Que tristeza!

8 comentários:

Anónimo disse...

Este Zequinha andou no mesmo liceu que eu em Setúbal, embora um ano mais novo, era já famoso na altura por ser o melhor junior do Vitória de Setúbal. Embora toda a gente desta terra seja conhecida por ser um bocado maluca, este já no seu naquele tempo em que cá vivia gostava especialmente de arranjar confusão. Levou e deu muita porrada naquela escola. Só não lhe partiram as pernas porque era conhecido por ter muitos amigos "de cor" dos bairros problemáticos. Mais um que se não tivesse jeito para a bola andava talvez a roubar e a passar droga. Reconheço-lhe no entanto muito talento e pode vir a ser um grande jogador, joguei contra ele em 2 ou 3 torneios e foi sem dúvida o jogar mais espectacular que tive o prazer de enfrentar.

Anónimo disse...

é com uma grande tristeza que vejo um rapaz de Setúbal falar assim do Zéquinha... não deves ter andado no mesmo liceu dele de certeza, conheço-o desde pequeno e nunca o vi metido em confusões nenhumas... é extremamente humilde e nunca se vangloriou de nada, nem qd esteve prestes a entrar pro guiness pelo n.º de golos que marcou ao serviço do VFC... o que ele fez no mundial foi condenável, mas nao imperdoável, pois nao agrediu ninguém... estão a atacá-lo violentamente como se ele tivesse culpa pela fraca exibição de td uma equipa...e qt a essa de passar droga e de roubar, gostava de saber de onde o conheces pra dizeres isso?! Respeito pelos outros nao te ficava nada mal!!

Anónimo disse...

Nunca me dei com ele, mas tive o prazer (ou não) de assistir a muitas confusões em que ele entrou. A atitude de tirar o cartão vermelho representa aquilo que ele sempre demonstrou, arranjava confusão, levava em conformidade e depois chorava litros de lágrimas e ia chamar os amigos bandidos.
Tem muito sangue na guelra e é dos poucos jogadores que tem aquele espirito que se via antigamente de SUAR a camisola, correr, lutar, etc. Por isso digo que poderá vir a ser um grande jogador. Jogar à bola hoje em dia é um talento, quem me dera ter tido bons pés como ele! No entanto acho sem dúvida atitude de arruaceiro aquilo que ele fez ao árbitro, não o fazendo obviamente bode expiatório, pois como todos viram foi o jogador que CORREU mais durante todo o torneio,

Anónimo disse...

Como é óbvio falta dizer que o pior disto tudo é ser jogador do Porto em vez de ter ido para o glorioso SLB. Se uns o tornam bode expiatório, outros tentam branquear a atitude tal como foi feito com o João Pinto quando deu o murro ao árbitro. Acho que o jogador deve ser suspenso pela FIFA. Portugal jogou mal pelo seu todo, mas os actos arruaceiros foram individuais! Se o Couceiro deve assumir responsabilidade pelo barco, os dois jogadores arruaceiros e principalmente este que se meteu com o árbitro devem ser fortemente punidos, senão teremos as selecções nacionais constantemente a descambar para a violência, o que parece ser normal desde 2000. Em conversa de café depois do primeiro jogo tinha dito a alguns amigos que o Zequinha ia ser expulso se as coisas dessem para o torto e não me enganei. É um jogador claramente instável e embora não sendo maldoso repito que é arruaceiro quando as coisas não correm bem ou quando vão contra o seu orgulho. Se canalizasse a raiva toda para o jogo como fez o Cristiano Ronaldo quando voltou a Inglaterra fazia melhor figura. Se jogar com ganas no Penafiel esta época vai dar o salto pois talento é coisa que não lhe falta. Sendo de Setúbal ou não, não me interessa, também o Mourinho é de Setúbal e não gosto dele embora também lhe reconheça grande, grande, grande mérito.

Anónimo disse...

bem... nem me vou dar ao "trabalho" de comentar mais nada... ja vi que pela tua conversa o que tens mesmo é dor de cotovelo por nao teres sido bom jogador como ele é... nao o conheces mesmo de lado algum, quando dizes que é arruaceiro...e olha que melhor do que eu só mesmo a familia o pode conhecer... a inveja é lixada e já vi que tu és mais um invejoso, até mesmo o Mourinho é um orgulho pra nossa cidade, deve ser defendido e nao atacado, já vi que és daqueles que nao se sabe pôr no lugar dos outros e tentar compreender certas atitudes, ele pode ser mt coisa mas de arruaceiro nao tem nada!! xau e q a vida ainda te ensine mt pois bem precisas "crescer"!

Anónimo disse...

o zequinha é meu visinho é divertido engrançado humilde se ele abusou no jogo foi porque tal como eu enervouse eu enervavame ele n é de drogas mas é fumador se querem saber quem diz mal dele nao o conhece ou tem inveja ou nao sabe quem ele é ele é um rapaz impecavel quem fala mal do meu amigo ja se olhou ao espelho por acaso conheço ele e a familia dele e eles q digam ele é querido tal como alguns jogadores tem a mulher q quer é so isso

Anónimo disse...

nao sejam maus ele é do tipo do cristiano ronaldo so q enervouse acontece perdeu a cabeça em maus momentos sabem por vezes n pensam antes de anjir n tem tanta maturidade assim foi ele n o culpem deixem-o crescer

Anónimo disse...

o zequinha é meu visinho é divertido engrançado humilde se ele abusou no jogo foi porque tal como eu enervouse eu enervavame ele n é de drogas mas é fumador se querem saber quem diz mal dele nao o conhece ou tem inveja ou nao sabe quem ele é ele é um rapaz impecavel quem fala mal do meu amigo ja se olhou ao espelho por acaso conheço ele e a familia dele e eles q digam ele é querido tal como alguns jogadores tem a mulher q quer é so isso