sexta-feira, maio 16

E A RESPOSTA É...


Existe, na língua portuguesa, um verbo muito curioso e raramente usado. Digamos que ele é geralmente reconhecido pela forma participial que, como bem sabemos, assume bastas vezes função adjectival. O significado de ENSIMESMADO é facilmente reconhecível em frases como:

a)Ultimamente, a nossa ministra da Educação anda um pouco ensimesmada. Porque será?

O verbo ensimesmar-se é verbo pronominal, com a particularidade de sê-lo duplamente em forma reflexa. Reparem:

Eu em mim mesmo-me
Tu em ti mesmas -te
Ele em si mesma-se
Nós em nós mesmamo(s) –nos
Vós em vós mesmais –vos
Eles em si mesmam-se

Juntando tudo:

Eu emmimmesmo-me
Tu entimesmas -te
Ele ensimesma-se
Nós ennosmesmamo–nos
Vós envosmesmais –vos
Eles ensimesmam-se

E pronto, cá está o Presente do Indicativo do verbo ensimesmar-se.

A resposta ao exercício seria então, tal como disse o Sotero no Fórum de Numismática, emmimmesmo-me.

2 comentários:

Anónimo disse...

Credo...não chegava lá. Não sabia da existência de tal coisa. A língua portuguesa é mesmo um mistério: quando achamos que já estamos mais ou menos confortáveis com ela,surpreende-nos desta maneira. Muitas coisas na vida podiam ser assim...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que esta em cima, mas mesmo assim acho que haverá um erro!

Bom, no verbo ensimesmar-se, a 1ª pessoa nao deveria ser enminmesmo-me? Visto que na lingua Portuguesa nao usamos dois emes nunca juntos!