sexta-feira, novembro 30

QUEM É IDIOTA?

Einstein era um idiota. Afinal não era.
Perguntam a uma criança: escolhe o elemento que está a mais no grupo: Sol, Terra, Lua, limão. Os inteligentes responderiam limão. A criança responde Terra. Logo, é burra. Perguntam-lhe o porquê e ela explica: porque a Terra é azul. Mas a Terra é azul vista do espaço, e o Sol, a Lua, o limão, podem ser amarelos. Conclusão: a criança é mais inteligente do que os restantes inteligentes. Mais inteligente, ou mais criativa? Li isto num livro e fiquei a pensar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante e engraçado...realmente quem será idiota? Na minha perspectiva ninguém o é, porque ambos estão certos...depende é da abertura mental que o examinador tem para saber avaliar, esse sim é que deverá ser suficientemente inteligente para entender as duas posições...
Como Einstein descobriu, tudo é relativo...

Anónimo disse...

Enquanto a inteligência for vista sob um prisma apenas,e enquanto continuarmos a fazer dela um conceito linear,não avançaremos muito. Depois,a criatividade é,de facto,uma mais valia - embora não passe de uma solução diferente para problemas de sempre. Creio que,neste caso,qualquer um dos raciocínios é válido e nenhum deles é superior ao outro,apenas assumem posicionamentos diferentes. Ora, a inteligência ainda não se limita a uma mera transição de pontos de vista,e não é por haver uma focalização diferente por parte de cada grupo que a sua inteligência é reduzida ou colocada em causa. Creio que a questão aqui é tão somente a perspectiva. A questão seguinte é: há perspectivas mais válidas do que outras? E a validade é um critério de inteligência?

Mónica disse...

Possivelmente mais inteligente e criativa. Professor, vim deixar o endereço do meu blog pessoal, tal como me solicitou na aula de linguagem. Sou a Mónica de EPL, 1º ano. Um Bom fim de semana.

www.solidasmemorias.blogspot.com